sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tempestade gigante em Saturno

       

     Sonda Cassini da NASA fotografa super-furacão no pólo norte do planeta



Imagem foi captada há dois dias a uma distância de 361 mil quilómetros
A sonda Cassini da NASA voltou a captar imagens dos fenómenos climáticos extremos que acontecem em Saturno. Desta vez, apresenta uma fotografia de uma super-tempestade no pólo norte do planeta. Foi captada há dois dias a uma distância de 361 mil quilómetros.  
Esta imagem é importante visto que até há pouco tempo aquela região saturniana era muito difícil de observar. O principal motivo residia no facto do planeta estar a passar pelo seu comprido inverno de 15 anos.
Só era possível detectar estes fenómenos através de raios infravermelhos. Em 2009, acabou o Inverno e a luz do Sol voltou a entrar na região, permitindo a observação desta tempestade, parecida à que os astrónomos descobriram há seis anos no Polo Sul.
Em 2006, a mesma sonda detectou uma tempestade com uma largura até dois terços a da Terra, no pólo sul daquele planeta. Essa foi a primeira vez que se observou um fenómeno semelhante aos furacões terrestres no Sistema Solar.
Os astrónomos pensam que estas tempestades se forma da mesma forma que os furacões através do ar quente e húmido nas camadas baixas.
De: Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...