terça-feira, 7 de junho de 2011

Mensagens Subliminares

Há uns anos em Santarém, durante um colóquio sobre bio-diversidade e em conversa com o Biólogo Jorge Paiva, falámos sobre mensagens 'subliminares', que eram (e são) constantes, nessa famosa caixa que mudou o mundo e onde as poderíamos encontrar, em especial, falámos nuns "desenhos animados" que na altura faziam furor entre os mais novos e que tinham sido 'confeccionados' no Japão. Naquele tempo alguns cientistas investigavam o 'efeito' ou os 'efeitos' que esses desenhos acompanhados de jogos de luzes e sons exerciam sobre os mais novos e não só. Há muitas décadas descobriram porque é que alguém numa sala a estudar ou a trabalhar sob uma lâmpada fluorescente, ao fim de um certo tempo ficava com dores de cabeça. É que a lâmpada fluorescente devido à sua técnica de funcionamento 'apaga' e 'acende' várias vezes por segundo, facto que não detectamos, mas o nosso cérebro, sim. Então surgiu legislação para que em Escolas, Hospitais, Departamentos Públicos, etc. fosse obrigatório colocarem calhas sempre com duas lâmpadas cuja ligação entre si levava um condensador para que quando uma lâmpada estivesse na condição de apagada a outra estivesse acesa. Assim se evitava as dores de cabeça que tal acção provocava, que 'invisível' aos olhos humanos, o cérebro e o nosso sub-consciente não deixavam escapar. Tal como nas lâmpadas, no Marketing passam as verdadeiras 'intenções' para que ele (o anúncio ou filme) são concebidos. Na maioria das vezes (ou quase sempre) não nos apercebemos do que estamos a ver mas o nosso cérebro (subconsciente) regista e não esquece. Veja o vídeo, e pense nisso.


                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...