sexta-feira, 8 de julho de 2011

Dinossauros da Lourinhã atraem atenções do Discovery Channel

Terópode português é referência na paleontologia internacional

  
Uma equipa do canal televisivo norte-americano Discovery Channel está hoje a filmar vários achados e jazidas de dinossauros na Lourinhã para um documentário temático de seis episódios, que estreia em Setembro nos Estados Unidos.

   

Exemplar no Museu da Lourinhã.
    Durante as filmagens do programa, repartidas entre o Museu da Lourinhã e locais onde foram descobertas jazidas de dinossauros, o director de animação do programa, John Tindall, disse que a Lourinhã vai retratar os dinossauros portugueses num dos seis episódios.
O responsável explicou que a Lourinhã “é uma referência” na paleontologia internacional, por ser “um dos locais do mundo com maior concentração de achados de dinossauro e de espécies”. A produção do programa está a recolher imagens dos dinossauros mais característicos descobertos no concelho e das respectivas jazidas aí existentes.

Intitulada «A revolução dos dinossauros», a série vai conjugar a ciência com o entretenimento, aliando as explicações científicas a uma história animada, contada com imagens tridimensionais, sobre aspectos como as migrações de dinossauros e as diferenças de tamanhos entre eles. “Neste documentário, estes animais ganham vida através de personagens que estamos a criar”, explicou John Tindall.

“A vinda do Discovery Channel a Portugal e à Lourinhã representa mais um passo no trabalho que temos vindo a fazer na afirmação do Museu da Lourinhã a nível internacional e no reconhecimento dos nossos achados pela ciência”, afirmou o paleontólogo Octávio Mateus.


Museu da Lourinhã contribuiu com novas espécies.
Museu da Lourinhã contribuiu com novas espécies.

Com filmagens repartidas entre Portugal, Estados Unidos e Canadá, o documentário vai estrear em Setembro para os espectadores norte-americanos, desconhecendo-se a data para ser visto em Portugal. Os fósseis de dinossauros descobertos na Lourinhã têm 150 milhões de anos e estão expostos no museu local, que por ano recebe cerca de 25 mil visitantes. Os primeiros achados, vértebras e costelas de um dinossauro saurópode herbívoro, foram descobertos há 27 anos nas arribas da praia de Porto Dinheiro.

Espécie de referência na ciência

A raridade do achado levou os paleontólogos a classificá-lo como uma nova espécie de referência para a ciência, ganhando o nome de “Dinheirosaurus lourinhanensis”.

Em 1993, o casal Isabel Mateus e Horácio Mateus viria a descobrir nas arribas da praia de Paimogo um ninho de dinossauro carnívoro terópode, com uma centena de ovos com embriões, o único em toda a Europa e o segundo mais antigo em todo o mundo. Os cientistas vieram a concluir que estavam perante uma nova espécie até então desconhecida, apelidando-o de “Lourinhanosaurus antunesi”.

O Museu da Lourinhã contribuiu com a descoberta de outras quatro novas espécies de dinossauros, sendo de destacar parte do esqueleto e crânio de um estegossauro herbívoro (“Miragaia longicolum), dentes, vértebras e partes dos membros inferiores e posteriores de um ornitópode camptosaurídeo (“Draconyx loureiroi”) e de parte do crânio do terópode carnívoro “torvosaurus taneri”, que se encontram em exposição.

Fonte: Ciência Hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...